Como faço para avaliar os pontos fortes e fracos do meu negócio?

Um dos métodos mais comuns para avaliar os pontos fortes e fracos do seu negócio é realizar uma análise FFOA, onde FFOA representa pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.

Pontos fortes

Essencialmente, isso define a vantagem competitiva da sua empresa. Algumas perguntas a serem respondidas incluem:

  • O que o seu negócio faz bem?
  • A que recursos você tem acesso (propriedade humana, financeira, intelectual)?
  • Pelo que você é conhecido no mercado?
  • O que há no seu negócio que seus concorrentes não conseguem se igualar?

Análise a sua empresa e descubra quais são esses seus pontos fortes, com isso saberá de onde pode tirar vantagem sobre seus concorrentes.

checklist

Pontos Fracos

Isso define as áreas em que você e sua empresa precisam melhorar. Algumas perguntas a serem respondidas incluem:

  • O que sua empresa não faz bem?
  • O que os clientes não gostam nos seus produtos ou serviços?
  • Quais são os pontos sensíveis do seu negócio?
  • O que os concorrentes fazem melhor do que você?

Com isso você já terá uma direção em que seguir, um norte a tomar, observe oque seus concorrentes fazem para serem superiores em relação a você.

Oportunidades

Isso define as áreas em que você pode expandir seus negócios no futuro. Algumas perguntas a serem respondidas incluem:

  • Quais são as tendências em sua indústria que poderiam criar oportunidades (tecnologia, mudanças demográficas ou sociais, regulação)?
  • Quais novos produtos seus clientes precisam?
  • Quais produtos complementariam sua oferta atual?
  • Quais áreas geograficamente falando você poderia atingir?

Esses são os ponto nos quais você deve se focar em investir, identificar as oportunidades é essencial para o crescimento da empresa, se você identificar a oportunidade de ser pioneiro em uma determinada área ou produto isso trará muita vantagem no mercado para a sua empresa.

Ameaças

ameaças

Estes são fatores externos e internos que podem criar problemas para o seu negócio. Algumas perguntas a serem respondidas incluem:

  • Falta a você os recursos necessários para expandir o seu negócio?
  • Seus concorrentes estão ameaçando seu negócio de alguma forma?
  • As tendências do setor, como a mudança de tecnologia ou regulamentos, são uma ameaça para o seu negócio?
  • Você está vulnerável a uma recessão econômica ou a outras mudanças econômicas?

Após responder essas perguntas a si mesmo, se foque em ELIMINAR essas vulnerabilidades, isso vai garantir que sua empresa se mantenha integra por um longo período.

Identificar sua ameaças, provavelmente é a parte mais importante desses quatro passos.

Não se prenda somente a essas perguntas, se achar que é necessário adicionar perguntas a qualquer um dos passos a cima, fique a vontade, isso só deixara a sua visão sobre a empresa ainda melhor.

 

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