OS PRIMEIROS 4 SINTOMAS DA ARTROSE

A osteoartrite pode começar a dar os primeiros sinais quando você é jovem. É um “envelhecimento” dos ossos, no entanto, a osteoartrite não é um processo inevitável e não devemos nos resignar a sofrer. Nós explicamos como começar agora mesmo para impedi-lo.

Se você se queixar de “dor óssea” de vez em quando, não deixe passar: agir sobre os primeiros sintomas pode prevenir a osteoartrite no futuro.

E se esta doença que afeta especialmente as articulações já começou a se desenvolver, existem fórmulas para aliviar o desconforto.

O aparecimento de dor “inespecífica” e o esmagamento dos ossos podem indicar que há um princípio de osteoartrite.

É verdade que há mais risco de que isso aconteça à medida que acrescentamos anos, mas há casos em que aparece cedo aos 40 ou 50 anos.

Os quilos extras, uma prática excessiva de esportes ou um problema estrutural na coluna ou ter um quadril mais alto do que o outro (algo muito comum e que muitos sofrem apesar de desconhecerem) podem fazer com que as articulações se desgastem prematuramente.

OS PRIMEIROS 4 SINTOMAS DA ARTROSE

A dor nas articulações é o que temos mais presente.

Mas o corpo pode lhe enviar outros avisos de que você pode ter osteoartrite ou está começando a desenvolvê-lo:

Você sente dor;

Existem dois tipos de dor muito característicos da osteoartrite.

Por um lado, aquele que se apresenta depois de fazer um esforço físico e melhora com o descanso.

E por outro lado, aquele que aparece depois de ficar sentado por algum tempo, e desaparece depois de alguns minutos depois de retornar à atividade.

Você também pode sentir que quando você acorda de manhã a dor é mais suave, mas aumenta à medida que as horas passam.

Nota as mudanças de tempo;

Embora os especialistas não concordem com a influência do clima nos sintomas, vários estudos argumentam que a dor nas articulações pode aumentar quando chove.

O Hospital Universitário Thomas Jefferson, na Filadélfia (EUA), por exemplo, mostrou que um dos fatores que podem causar flutuações nas dores articulares são as condições atmosféricas.

As mudanças de pressão que ocorrem quando uma tempestade se aproxima podem intensificá-las.

E é que os nervos sensoriais que têm as articulações reagem a mudanças na pressão externa.

Você ouve rangidos;

Sentir um aperto nas articulações (chamado crepitação) ao fazer um movimento repentino (quando você se levanta, quando se alonga, quando se levanta…) é um sintoma precoce que pode indicar que a cartilagem de suas articulações está se deteriorando.

Isso ocorre porque há um desgaste do coxim (a cartilagem) que impede que um osso se esfregue contra outro.

Você tem menos mobilidade.

A limitação ou dificuldade em realizar certos movimentos (por exemplo, não ser capaz de se ajoelhar) é freqüentemente um dos sinais mais óbvios de osteoartrite. A deformidade pode ser outro sinal tardio da doença.

De acordo com a nutricionista Luana Soares, um eficaz método de manter a saúde das cartilagens é utilizando o suplemento Cartilax UC2.

De acordo com a autora do site CentroClima, esse é o melhor suplemento disponibilizado no mercado atualmente.

AS CAUSAS DA ARTROSE QUANDO VOCÊ É JOVEM

Alguns, como a idade, não podem ser modificados ou evitados.

Mas outros, como seus hábitos de vida diária, dependem de você.

Corrigi-los pode ajudá-lo a prevenir a osteoartrite ou, pelo menos, a retardar sua evolução.

Você tem alguns quilos?

Estar acima do peso faz com que as articulações de apoio e apoio, como os joelhos, a coluna lombar ou os quadris, fiquem irremediavelmente sobrecarregadas.

Para se ter uma idéia, uma pessoa com 30 quilos de excesso de peso força o quadril a suportar uma carga semelhante a 140 quilos.

Além disso, estudos recentes mostraram que o excesso de gordura corporal provoca inflamação sistêmica que acaba afetando as articulações e favorecendo a osteoartrite.

O bom é que as juntas são muito gratas e notam uma melhora imediata: para cada quilo que é desbastado, essa pressão diminuirá em 4 quilos.

As articulações percebem imediatamente quando você perde peso

Você repete movimentos?

Algumas atividades, trabalhando ou não, envolvem certas articulações que recebem microtraumas repetitivos, que causam o desgaste prematuro da cartilagem.

A adoção de medidas de higiene postural no trabalho ajuda a reduzir seu impacto.

E no campo privado, é conveniente dosar as tarefas que envolvem movimentos repetitivos, como engomar, enroscar, etc.

Determinados trabalhos ou atividades podem “punir” mais articulações

Que tipo de esporte você faz?

Segundo os especialistas, o problema em si não está em sua prática, mas em fazê-lo de maneira inadequada, o que pode danificar as cartilagens das articulações.

Não se trata de não praticar esportes, mas de escolher o tipo de exercício que melhor se adapte às condições físicas de cada um, adaptando-o a eles e praticando-o corretamente.

Esportes de impacto, como corrida, por exemplo, não são os melhores para pessoas que começam a ter problemas nas articulações.

Você tem um passado?

Uma parte de nossos problemas de saúde conjunta pode estar ligada à genética, tanto em termos de aparência quanto de evolução.

Embora essa predisposição genética não possa ser evitada, os controles médicos devem ser intensificados se houver um histórico familiar de osteoartrite para agir o mais rápido possível.

Nestes casos, é ainda mais importante cuidar dos hábitos da vida.

NÃO DEIXE A DOR PARALISAR VOCÊ

Embora você sinta desconforto nas articulações, como os joelhos, a dor não pode paralisá-lo, já que o estilo de vida sedentário é um dos melhores “amigos” da osteoartrite.

É aconselhável praticar exercício físico moderado regularmente.

  • 30 minutos por dia é o suficiente.

O exercício ajuda a aliviar os sintomas, como dor e rigidez , e evita que a artrite piore. Se você praticar entre 3 e 5 dias por semana, permitirá que a articulação descanse e não seja danificada.

  • Andar

É um dos exercícios mais recomendados, pois também melhora o equilíbrio postural e reduz o risco de desgaste.

  • Cartilax UC2;

Use suplementação como o Cartilax para repor os elementos que o organismo precisa e veja preço e onde comprar.

  • Na água.

Natação, aguagym … são outras atividades físicas mais adequadas para a osteoartrite, pois a água permite que as articulações funcionem sem sobrecarregar o peso ou o impacto.

  • Flexibilidade

Yoga, tai chi … consistem em movimentos lentos que melhoram a rigidez e reduzem a dor.

  • Pesos leves.

Os exercícios com pesos pequenos, de 1 ou 2 kg, melhoram a resistência muscular. E uma musculatura forte protege as articulações.

COMO A OSTEOARTRITE AFETA SUA VIDA

A destruição da cartilagem é responsável pelas extremidades dos ossos que formam a articulação começar a esfregar uns contra os outros.

É quando a dor, rigidez e incapacidade de funcionar normalmente aparecem.

A dor nas articulações nos joelhos, quadris, mãos, costas … é um mal comum: cerca de 6 milhões de espanhóis, ou seja, 16% da população, sofrem de osteoartrite, a doença articular mais frequente.

Um em cada 6 espanhóis sofre de osteoartrite, a doença articular mais comum

Segundo a Sociedade Espanhola de Reumatologia, um terço dos adultos entre 25 e 64 anos tem alterações artríticas pelo menos em um local, embora nem sempre se manifeste externamente.

Portanto, cuidar de articulações em qualquer idade, mesmo sem sintomas, e atentar para os primeiros sinais são as melhores formas de prevenir a osteoartrose ou reduzir sua evolução.

A Sociedade Espanhola de Farmácias Comunitárias e Familiares (SEFAC) assegura que seguir hábitos de vida apropriados e realizar o tratamento pode impedir a progressão da doença e evitar que o desconforto se agrave.