A verdadeira história por trás da ascensão da Netflix – E a queda da Blockbuster

De acordo com a lenda, a Netflix que conhecemos e amamos hoje nasceu depois que o co-fundador Reed Hastings acumulou uma multa de US $40, graças a devolver um filme atrasado.

A história diz que o Sr. Hastings alugou uma cópia do Apolo 13, o sucesso de 1995 estrelado por Tom Hanks e Kevin Bacon, em uma loja Blockbuster local.

Na época, o império de aluguel de filmes reinava, com milhares de lojas e funcionários em todo o mundo.

Mas o Sr. Hastings perdeu a fita e foi esbofeteado com a taxa de atraso, um inconveniente tão irritante que supostamente foi o inspirador a criar uma nova empresa de entretenimento que acabaria com as taxas de atraso para sempre e atrapalharia todo o negócio do cinema e da televisão no processo.

Mas há apenas um problema com essa fascinante história de origem, ela não foi realmente dessa maneira.

Em seu livro recentemente lançado Thon Will Never Work, o co-fundador da Netflix Marc Randolph desmascarou esse famoso mito de uma vez por todas.

O que realmente aconteceu?

De acordo com o Sr. Hastings, a verdade é muito mais mundana do que um simples estalo de criatividade.

“A ideia da Netflix não apareceu num momento de inspiração divina”, escreve ele em seu livro.

Em vez disso, foi o resultado da necessidade, e um processo de eliminação.

Isso porque na época, o Sr. Hastings e o Sr. Randolph eram colegas de trabalho da empresa de software do Vale do Silício Pure Atria, mas estava prestes a se fundir com outra empresa, um movimento que tornaria ambos os homens redundantes.

Eles estavam procurando seu próximo passo na carreira e decidiram que queriam seguir os passos da Amazon criando algo disruptivo na indústria e se tornando a próxima grande ideia.

A dupla se juntou para trabalhar, e durante a trajetória eles iriam jogar em torno de muitas idéias de negócios diferentes.

Um deles estava alugando fitas de vídeo através de um site, mas eles perceberam que enviar fitas pesadas seria muito caro.

Mas a chegada da tecnologia de DVD mudou isso, e o protótipo original da Netflix nasceu.

O mito Netflix

No entanto, o Sr. Hastings insistiu que a taxa de atraso da Apollo 13 aconteceu, de fato, por isso é fácil ver por que o mito persistiu por tantos anos.

Em uma entrevista à revista Fortune em 2009, por exemplo, o Sr. Hastings confirmou que a multa de US$40 o inspirou, mas não era o único catalisador por trás da Netflix.

“Eu me lembro da taxa porque eu estava envergonhado com isso. Isso foi na época de VHS, e isso me fez pensar, há um grande mercado lá fora”, disse ele à revista.

“Então eu comecei a investigar a idéia de como criar um negócio de aluguel de filmes por correio. Eu não sabia sobre DVDs, e então um amigo meu me disse que eles existiam”.

“Corri para a Tower Records em Santa Cruz, Califórnia, e enviei CDs para mim mesmo, apenas um disco em um envelope. Foram longas 24 horas até o correio chegar à minha casa, e eu rasguei os envelopes e estavam todos em perfeito estado. Esse foi o grande ponto de excitação.”

A história foi perpetuada pela própria Netflix em publicações nas redes sociais e tem estado em inúmeros relatos da mídia sobre a ascensão meteórica da Netflix.

Mas falando com o Silicon Valley Business Journal em 2014, o Sr. Randolph negou.

“Essas histórias de fundação são apenas isso, histórias”, contou ele a publicação. “É uma boa história, e a Netflix é uma história, então estou bem com isso.”

A morte da BlockBuster

Apesar da confusão sobre a ideia por trás da Netflix, ela acabou mudando a indústria do entretenimento para sempre.

Mas isso não aconteceu da noite para o dia, em 2000, a Netflix estava lutando e à beira do colapso quando o Sr. Hastings e o Sr. Randolph e o diretor financeiro Barry McCarthy organizaram uma reunião desesperada de última hora com o CEO da Blockbuster, John Antioco.

Eles esperavam vender a Netflix para a Blockbuster por US $50 milhões de dólares, mas quando fizeram a sua apresentação, eles estavam quase rindo na sala.

Dois anos depois, a Netflix foi públicada, com uma capitalização de mercado de 6,5 bilhões de dólares e, em 2007, lançou seu serviço de streaming de filmes que tornaria a empresa um nome familiar.

E em 2010, a Blockbuster solicitou proteção contra falências devido ao aumento da dívida e à crescente concorrência, de nada menos que a própria Netflix, juntamente com outros serviços de vídeo sob demanda.

Hoje, há apenas uma loja Blockbuster no mundo em Oregon, nos EUA, onde se tornou uma atração turística como uma relíquia pitoresca do passado.

 

Leave a Comment